A BMW pretende trazer para o Brasil em abril o BMW iX, primeiro carro inteligente da marca no país. O modelo totalmente elétrico tem autonomia de até 630 km com carga completa em 11h. O veículo ainda suporta carregamento rápido via BMW Flex Charger de 250 kW que garante 120 km de autonomia em apenas 10 minutos.

A autonomia estendida e padrão de carregamento são resultados da tecnologia BMW eDrive de quinta geração, que além de novos motores elétricos, traz baterias compatíveis com recarga de 10% a 80% em alta tensão.

Esportivo e Urbano

O iX chegará ao Brasil em dois modelos. O xDrive50 Sport foi categorizado como um SAV, veículo para atividades esportivas, e tem tração integral, motor de 523 cv, torque de 78 kgf.m, indo de 0 a 100 km/h em impressionantes 4,6s.

Já o xDrive40, pensado para uso cotidiano, traz um motor mais “modesto” de 326 cv e torque de 64 kgf.m. A bateria com 425 km de autonomia também é compatível com Flex Charger, mas a recarga completa leva aproximadamente 7h utilizando o BMW Wallbox Essential de 11 kW.

BMW iX xDrive50 Sport com autonomia de 630 kmBMW iX xDrive50 Sport com autonomia de 630 kmFonte:  BMW 

Carro inteligente semiautônomo

Os dois modelos trazem o BMW iDrive, que reduz pela metade os controles físicos e eleva a interação entre veículo e motorista a um patamar completamente novo. Além disso, os BMW iX têm suporte a cartão SIM para integração com rede móvel, possibilitando atualizações remotas do sistema operacional.

BMW iDrive revoluciona interação entre carro e motoristaBMW iDrive revoluciona interação entre carro e motoristaFonte:  BMW 

As novas chaves digitais destrancam o carro automaticamente quando o motorista chega a 1,5 metro do veículo, e trancam quando a chave está a aproximadamente 2 metros de distância. Assim, é impossível esquecer o carro aberto.

Os BMW iX dispõe de cinco câmeras, cinco sensores de radar e 12 sensores ultrassônicos. Essas tecnologias operam para oferecer navegação assistida semiautônoma, com controle de cruzeiro, frenagem, capacidade de fazer curvas, além do Parking Assistant Plus que estaciona o carro sozinho.



TecMundo