A Mobile World Congress (MWC) 2022 está trazendo diversas novidades para o segmento de dispositivos móveis. A TCL, gigante da tecnologia conhecida no mercado de display, ainda é uma estreante no nicho de smartphones, mas apresentou cinco novos modelos para integrar o seu portfólio de aparelhos para o público.

Esses smartphones fazem parte da Série 30 e juntam-se ao grupo de aparelhos exclusivos dos Estados Unidos que já foram anunciados no passado — que são o TCL 30 XE 5G e o TCL 30 V 5G. Os modelos revelados na MWC 2022 já estão disponíveis na Europa ou serão disponibilizados a partir do mês de abril, chegando a outras regiões selecionadas posteriormente.

5 novos celulares da TCL

Todos os modelos contam com a tecnologia NXTVISION para proteger os olhos.Todos os modelos contam com a tecnologia NXTVISION para proteger os olhos.Fonte:  TCL 

Os novos modelos anunciados pela TCL possuem algumas características em comum. Todos vêm equipados com uma bateria de 5.000 mAh (ou 5.010 mAh) e câmeras principais de 50 MP com inteligência artificial para a captura de fotos e vídeos. Porém, o diferencial desses lançamentos é a presença de uma tecnologia de proteção de olhos chamada de NXTVISION.

Os modelos anunciados foram:

  • TCL 30
  • TCL 30+
  • TCL 30 5G
  • TCL 30 SE
  • TCL 30 E

Como a empresa adotou uma nomenclatura que pode causar certa confusão entre os consumidores — estratégia que visa atingir diferentes mercados —, vamos destacar apenas os principais destaques de cada um dos modelos revelados.

TCL 30

O TCL 30 é o modelo padrão da nova série e que oferece os recursos “básicos” dessa nova família. Isso nem de longe implica que o aparelho é ruim, mas resulta em dizer que os outros smartphones contam com recursos mais avançados ou que os diferencia do padrão da linha.

O TCL 30 conta com um display AMOLED de 6,7 polegadas Full HD+, alto-falantes estéreos e um design que foca na elegância com 7,74 mm de espessura.

TCL 30+

A versão TCL 30+ conta com mais armazenamento interno.A versão TCL 30+ conta com mais armazenamento interno.Fonte:  TCL 

A única diferença do modelo “plus” para a versão padrão é a presença de um armazenamento mais generoso, com 128 GB de memória interna. Como processador, os dois aparelhos contam com um MediaTek Helio G37, além de 4 GB de RAM. Vale destacar que o display de ambos conta com taxa de atualização de 60 Hz.

TCL 30 5G

Como o nome pode sugerir, esta versão do TCL 30 conta com as mesmas especificações do modelo padrão, mas vem equipado com a tecnologia 5G. Contudo, o aparelho também tem uma CPU diferente (MediaTek Dimensity 700) e opções de 64 GB e 128 GB de armazenamento interno.

TCL 30 SE

A sigla “SE” geralmente significa “small edition” e refere-se a aparelhos menores e com especificações mais simples do que o padrão. Isso é o que acontece com o TCL 30 SE, modelo com tela de 6,52 polegadas e resolução HD+. Em se tratando do hardware, temos um chipset MediaTek Helio G25, 4 GB de RAM e opções de 64 GB ou 128 de armazenamento.

TCL 30E

Este modelo é o mais simples da Série 30 e foca em consumidores que não precisam de um hardware muito potente.Este modelo é o mais simples da Série 30 e foca em consumidores que não precisam de um hardware muito potente.Fonte:  TCL 

O modelo mais simples da Série 30 é o TCL 30E, que possui apenas duas câmeras, 3 GB de RAM e 64 GB de memória interna. Esse aparelho é voltado para o público que não busca um hardware tão avançado, mas quer desfrutar das experiências providenciadas pela TCL nessa nova geração.

Preço e disponibilidade

Em nota enviada à imprensa, a TCL informou que os modelos TCL 30, 30+ e 30 SE já estão disponíveis no mercado europeu. Já as versões TCL 30 5G e 30E serão lançadas oficialmente somente em abril deste ano.

No que diz respeito a personalização, estes novos celulares terão opções que variam em tons de azul, preto e cinza. Seus preços vão variar de acordo com suas configurações de memória:

  • TCL 30E: a partir de 139 euros
  • TCL 30 SE: a partir de 149 euros
  • TCL 30: a partir de 179 euros
  • TCL 30 Plus: a partir de 199 euros
  • TCL 30 5G: a partir de 249 euros



TecMundo