Velozes e Furiosos é uma franquia de ação cujo primeiro filme estreou em 2001. Desde então, dez filmes foram lançados e fizeram com que a série fosse uma das mais bem sucedidas da história do cinema. Entretanto, enquanto muitos dos longas agradaram a sua legião de fãs, alguns deixaram a desejar e receberam uma chuva de críticas.

Hoje o Minha Série traz um ranking do melhor ao pior filme da série em cima da sua nota no site IMDb. Confira:

1. Velozes e Furiosos 5: Operação Rio (2011)  – Nota IMDb 7,3

O quinto filme da franquia é considerado por muitos como o melhor. E para nós brasileiro o gostinho é especial, uma vez que boa parte da trama acontece em solo nacional, mais especificamente na cidade do Rio de Janeiro.

Velozes e Furiosos 5: Operação RioVelozes e Furiosos 5: Operação RioFonte:  Telecine 

O filme traz Brian, Mia Toretto fugindo para o Brasil, junto com Dom, depois de libertá-lo da prisão. No país, eles são obrigados a realizar um último trabalho para enfim ganhar a tão sonhada liberdade. Para isso, eles reúnem uma equipe de ex-companheiros para executar um grande plano em território nacional.

2. Velozes e Furiosos 7 (2015) – Nota IMDb 7,1

A segunda colocação do ranking vai para o sétimo filme da franquia. O destaque do longa é a participação do vilão Deckard Shaw, que é interpretado pelo astro Jason Statham. Shaw rouba a cena em sequências de ação de tirar o fôlego, principalmente em lutas contra Dom e Hobbs.

Velozes e Furiosos 7Velozes e Furiosos 7Fonte:  Telecine 

Já o enredo parte depois dos acontecimentos do sexto filme, em Londres. A tranquilidade do grupo é interrompida pela sede de vingança de Deckard Shaw, um assassino cujo irmão foi parar em coma justamente depois de uma ação de Dom e companhia.

3. Velozes e Furiosos 6 (2013) – Nota IMDb 7,0

O sexto filme da franquia, foi um dos mais esperados justamente por uma cena pós-créditos do quinto filme da saga. Nela, a equipe de Hobbs recebe a foto de Letty, que até então era dada como morta, e agora é uma suspeita de fazer parte um grupo de mercenários.

Velozes e Furiosos 6Velozes e Furiosos 6Fonte:  Telecine 

A história gira justamente em torno da aparição de Letty. Hobbs pede ao grupo de Dom para que ajudem a capturar uma equipe de assaltantes e assassinos, cujo um dos integrantes é justamente a ex-namorada de Toretto.

4. Velozes e Furiosos (2001) – Nota IMDb 6,8

O primeiro filme da franquia é o quarto colocado da lista. Desde que chegou ao cinema pela primeira vez, Velozes e Furiosos já demonstrava o potencial da série, inspirando outros entretenimento, como videogames, e também a cabeça de muitos fãs, que resolveram dar uma “tunada” em seus carros no melhor estilo: Toretto e sua gangue.

Velozes e FuriososVelozes e FuriososFonte:  Telecine 

O filme conta a história do policial Brian O’Conner que precisa se infiltrar num grupo de assaltantes de carros. Mas para isso, ele terá que provar suas habilidades em meio a corridas e rachas ilegais para conquistar a confiança do grupo.

5. Velozes e Furiosos 8 (2017) – Nota IMDb 6,6

Considerado por muitos um dos filmes mais ousados em relação ao enredo, no oitavo filme da franquia, a gangue de Dom precisa se unir para deter um vilão mais do que conhecido: o próprio Dominic Toretto. Tudo graças a uma vilã misteriosa que o obriga a atuar novamente no mundo do crime.

Velozes e Furiosos 8Velozes e Furiosos 8Fonte:  Telecine 

Embora audacioso, o enredo não foi muito bem aceito pelos fãs. Alguns acharam um pouco forçado, já que uma das características do personagem era sempre prezar “pela família”. Entretanto, as cenas de ação são um show à parte, principalmente durante as perseguições sobre o gelo.

6. Velozes e Furiosos 4 (2009) – Nota IMDb 6,6

O quarto filme da série traz o retorno dos protagonistas originais: Dom e Brian. Na época, o longa foi um dos mais esperados do ano, tendo em vista que traria o retorno da dupla, depois da franquia apostar em Desafio em Tóquio, um filme com um enredo paralelo ao dos primeiros capítulos.

Velozes e Furiosos 4Velozes e Furiosos 4Fonte:  Telecine 

A história traz Dom em busca de vingança depois que sua namorada Letty é assassinada. E durante essa busca por justiça, seu caminho acaba coincidindo com o do agente Brian O’Conner, que está em uma missão atrás de um traficante, justamente o assassino de Letty.

7. Velozes e Furiosos: Hobbs & Shaw (2019) – Nota IMDb 6,5

Como o título do filme sugere, este capítulo é estrelado por Luke Hobbs (Dwayne Johnson) e Deckard Shaw (Jason Statham). Embora o longa seja protagonizado por dois dos maiores astros da atualidade, a aceitação do público e dos críticos não foi muito além, deixando-o entre os piores da franquia.

Velozes e Furiosos: Hobbs & ShawVelozes e Furiosos: Hobbs & ShawFonte:  Netflix 

O enredo traz o agente Hobbs atrás de um terrorista que foi geneticamente modificado. Para deter o poderoso vilão, será necessário deixar as desavenças de lado e juntar forças com o criminoso Deckard Shaw.

8. Velozes e Furiosos: Desafio em Tóquio (2006) – Nota IMDb 6,5

O enredo deste filme da franquia foge totalmente da história original e traz novos personagens. O longa conta a história de Sean Boswell, um piloto de rua que é obrigado a morar com o pai no Japão para evitar a prisão nos EUA. Entretanto, ao chegar lá, Sean compra briga com uma gangue local, arrumando ainda mais problemas.

Velozes e Furiosos: Desafio em TóquioVelozes e Furiosos: Desafio em TóquioFonte:  Telecine 

Embora o filme tenha sido muito criticado pela fuga da história principal, ele ainda é muito reverenciado pelos fãs da franquia. Um dos motivos é a introdução da modalidade Drift à série, e a cena final que marca o retorno de Vin Diesel aos filmes da saga.

9. Velozes e Furiosos 9 (2021) – Nota IMDb 5,9

O mais recente filme da saga não foi muito bem aceito pelos seus fãs e pelos críticos. Muitas reclamaram da falta de originalidade da trama e dos exageros, que incluem até mesmo uma cena no espaço.

Velozes e Furiosos 9Velozes e Furiosos 9Fonte:  Telecine 

Já a história traz o retorno de Jakob, o irmão desaparecido de Dom que está trabalhando para um grupo de criminosos. Cabe a Toretto salvá-lo e deter o bando antes que seus amigos sejam eliminados por eles.

10. Mais Velozes e Mais Furiosos (2003) – Nota IMDb 5,9

No último lugar do ranking está o segundo capítulo da franquia. Mais Velozes e Mais Furiosos ficou marcado por ser o primeiro filme sem a presença do astro Vin Diesel. A ausência causou um efeito negativo, e o filme não convenceu, tanto pelo elenco e interpretações bem aquém, como pela história bem fraca e distante do primeiro capítulo.

Mais Velozes e Mais FuriososMais Velozes e Mais FuriososFonte:  Telecine 

O filme traz Brian O’Conner em Los Angeles recomeçando sua vida depois de largar a polícia. Entretanto, depois que é preso em uma corrida ilegal, o ex-agente é obrigado a ajudar o FBI a prender um poderoso traficante de drogas para limpar sua ficha.

E na sua opinião, qual o melhor e o pior filme da franquia? Conte para a gente aqui nos comentários.



TecMundo