Nas plataformas atuais, é comum ver diversos acessórios chegando às lojas para complementar a jogatina. Porém, isso não é algo recente, tendo em vista que o Super Nintendo também recebeu uma lista considerável de itens para ampliar a experiência da comunidade.

Nessa nova lista elaborada pela equipe do Voxel, falaremos sobre alguns destes itens que certamente entraram na relação de equipamentos favoritos de muitos jogadores. Confira a seguir:

1. Bazuca Super Scope

(Fonte: Mercado Livre/Reprodução)(Fonte: Mercado Livre/Reprodução)Fonte:  Mercado Livre 

Quem tinha comprado um Super Nintendo na época do seu lançamento talvez não imaginasse que, um dia, o console acabaria recebendo um acessório tão diferentão quanto a bazuca Super Scope.

Como o próprio nome dá a entender, estamos falando de um item que simulava uma bazuca e funcionava com alguns jogos destinados ao console por meio de um sistema sem fio e com receptor infravermelho. Muitos acabaram conhecendo o produto por causa de Yoshi’s Safari, mas alguns outros títulos também fazem uso do dispositivo. Veja a seguir:

  • Battle Clash
  • Bazooka Blitzkrieg
  • The Hunt for Red October (nos jogos de bônus)
  • Lamborghini American Challenge (modo especial)
  • Metal Combat: Falcon’s Revenge
  • Operation Thunderbolt
  • Super Scope 6 (acompanha a Super Scope)
  • T2: The Arcade Game
  • Tin Star
  • X-Zone

2. Justifier

(Fonte: eBay/Reprodução)(Fonte: eBay/Reprodução)Fonte:  eBay 

Mais um acessório para os que querem ter uma experiência diferente em games de Super Nintendo que envolvem tiro. Porém, diferente da Super Scope, quem acabou adquirindo esse item só pode aproveitá-lo em um título: Lethal Enforcers, produzido pela Konami e que utilizava fotos de inimigos contra os quais você precisava investir rapidamente.

Um dado curioso sobre esse produto é que ele foi lançado em diversos mercados nas cores azul e vermelha para tentar afastar o produto do aspecto de uma arma de verdade. Pena que ficou restrito a apenas um título, pois teria sido bem divertido aproveitá-lo em um modo contendo apenas as fases de bônus de Sunset Riders, por exemplo.

3. Super Nintendo Mouse

(Fonte: Amazon/Reprodução)(Fonte: Amazon/Reprodução)Fonte:  Amazon 

Como o próprio nome dá a entender, estamos falando de um mouse desenhado especificamente para o Super Nintendo e que era compatível com uma lista seleta de jogos.

O mais conhecido por muitos certamente deve ser Mario Paint (e que inclusive trazia o item em sua caixa), mas também podíamos dar alguns cliques para se divertir em games como Arkanoid, Civilization, Eye of the Beholder, Lemmings 2: The Tribe, Nobunaga’s Ambition e muitos outros (vale ressaltar, a lista de títulos japoneses com suporte ao mouse é bem maior que a norte-americana).

4. Super Game Boy

(Fonte: Reddit/Reprodução)(Fonte: Reddit/Reprodução)Fonte:  Reddit 

Talvez esse seja um dos mais amados por muitos donos de Super Nintendo por praticamente transformar o console em outro capaz de rodar a biblioteca disponibilizada para o Game Boy.

Um fato curioso é que esse acessório não funcionava perfeitamente com Pokémon, o que fez a Nintendo lançar uma segunda versão do item no Japão que permitia a realização de troca de monstrinhos entre jogadores.

5. Snes Super Advantage

Voltado para os fãs de jogos de luta, o Snes Super Advantage era o tipo de controle perfeito para títulos como Street Fighter e Mortal Kombat pelo fato de se assemelhar e muito ao sistema de joystiq e botões encontrados nos fliperamas.

Porém, mais que trazer apenas um layout diferente, este controle para Super Nintendo também vinha com alguns bons recursos, como chaves para ativar modos diferentes no pressionar dos botões e um design que certamente agradou aos que tiveram a chance de se divertir com ele.

6. Super Multitap

(Fonte: Pinterest/Reprodução)(Fonte: Pinterest/Reprodução)Fonte:  Pinterest 

Via de regra, o Super Nintendo contava com suporte para dois controles, mas o passar dos anos fez com que surgissem alguns títulos que permitiam três e até quatro ou cinco jogadores em uma mesma partida. A saída para permitir que isso acontecesse? O lançamento do Super Multitap.

O Super Multitap é um acessório que se conecta a uma das entradas de controle do videogame 16 bits da Nintendo, e permitia que, dessa forma, mais acessórios do gênero fossem somados à partida. Foi graças a ele que muitos tiveram a chance de curtir Secret of Mana ao lado de mais dois amigos e títulos da série NBA com cinco pessoas andando pelas quadras.

7. Satellaview

(Fonte: Reddit/Reprodução)(Fonte: Reddit/Reprodução)Fonte:  Reddit 

Este é o único acessório japonês em nossa lista, mas o que ele foi capaz de entregar ao console certamente justifica a sua presença em nossa relação.

Na terra do Sol Nascente, este item que ficava acoplado na parte de baixo do console japonês permitiu que diversos jogadores pudessem acessar uma rede via satélite para baixar conteúdos variados, entre eles games e revistas. Ou seja, praticamente um dispositivo que permitiu ao videogame 16 bits da casa de Mario experimentar algo muito próximo da internet que temos atualmente.

8. Game Genie

(Fonte: Retrogame Shop/Reprodução)(Fonte: Retrogame Shop/Reprodução)Fonte:  Retrogame Shop 

Por fim, nossa lista não podia terminar sem a menção de um item que certamente fez a festa de muitos trapaceiros: o Game Genie. Com ele, era possível adicionar códigos variados com o intuito de tornar a vida mais fácil em diversos games, e estava presente em várias outras plataformas além do Super Nintendo.

Curtiu a nossa lista? Temos algumas outras referentes ao Super Nintendo disponíveis aqui no site, como a de melhores jogos de corrida, melhores jogos de luta e melhores beat’em up. Até a próxima!



TecMundo