Na última terça-feira (5), a Microsoft finalmente recebeu o “Projeto de Garagem” Journal em sua suíte oficial de aplicativos. Agora renomeado como Microsoft Journal, o software promete melhorar a experiência de tomar notas utilizando canetas digitalizadoras e outras soluções através do uso de inteligência artificial.

Baseando-se em uma interface disposta em páginas, o Microsoft Journal tomará partido da inteligência artificial para identificar e prever gestos, oferecendo a possibilidade de sublinhar determinadas palavras para destacá-las como títulos, por exemplo. Curiosamente, vale ressaltar que a solução computacional não deve funcionar na nuvem, como de costume, deixando todo o processamento necessário para o dispositivo.

Ainda em seus primeiros passos, mas já com metas de desenvolvimento, o aplicativo começou apenas como um projeto no Microsoft Garage, uma espécie de incubadora de softwares internos da empresa. Graças ao apoio e adoção de usuários, o Journal foi oficializado e será atualizado periodicamente.

Interface do novo Microsoft Journal. (Fonte: Microsoft / Reprodução)Interface do novo Microsoft Journal. (Fonte: Microsoft / Reprodução)Fonte:  Microsoft 

Gratuita, a nova versão do Microsoft Journal já está sendo disponibilizada na Microsoft Store para o Windows 10 e Windows 11. Ainda não há previsão de chegada do software para outras plataformas.



TecMundo