Durante os últimos anos, as reuniões online ganharam força, sobretudo por conta da pandemia do coronavírus. A tendência veio para ficar, pois além de manter, em certa medida, alguma segurança sanitária, ainda é muito ágil por conta do tempo de deslocamento que muitas vezes acaba atrapalhando os encontros entre as pessoas.

Mas que tal fazer uma reunião online em um ambiente descontraído e repleto de dinamismo? No metaverso, ambiente virtual que tenta replicar a realidade em dispositivos digitais, isso é possível. Conheça o Gather e veja como utilizá-lo para fazer reuniões.

Aproveite!

(Gather/Reprodução)(Gather/Reprodução)Fonte:  Gather 

Gather: o conceito da plataforma

Com o Gather, cada usuário recebe um avatar, que pode transitar livremente pelo cenário. Dessa maneira, é possível criar salas de reunião individuais, como se os personagens realmente estivessem naquele ambiente e interagir a partir dessas considerações. A questão principal da plataforma é deixar tudo mais leve e descontraído, mesmo quando os assuntos a serem tratados forem sérios.

Ao iniciar uma reunião, você poderá utilizar sua câmera e microfone, além do chat, para se comunicar com todos os participantes. Seu personagem poderá sentar ao redor de uma mesa e ainda se levantar para se posicionar na frente de todos quando for o caso — uma apresentação, por exemplo.

Usando o Gather

Antes de qualquer coisa, é preciso que um dos membros da reunião tenha uma conta disponível na plataforma. Ela pode ser usada gratuitamente em um primeiro momento, mas há inúmeros recursos adicionais interessantes que só são desbloqueados na assinatura do plano premium.

Nesse sentido, no modo gratuito, é possível fazer reuniões com até 25 contas simultâneas. Para usar por duas horas com ferramentas avançadas, há um custo por usuário envolvido. Ainda há planos que possibilitam o uso do ambiente virtual diariamente e ainda mensalmente, sendo esse último mais vantajoso para quem gostar do metaverso.

(Gather/Reprodução)(Gather/Reprodução)Fonte:  Gather 

Junto do acesso à plataforma com participação de até 500 usuários simultâneos, há ainda Interações ilimitadas, domínios personalizados e acesso a um email com benefícios exclusivos. Sendo assim, a  partir desse ponto, esse usuário poderá criar seu ambiente virtual com tudo o que quiser.

Caso esteja realmente em uma empresa, é possível reproduzir o local no metaverso, criando portas de entrada e saída no exato local em que elas se encontram na realidade. Partindo desse princípio, seu avatar poderá transitar onde lhe for permitido. Ao iniciar uma reunião, é só convidar todos os membros por meio do e-mail ou link específico.

Além do criador da sala, não é necessário que o grupo tenha conta no Gather. No entanto, quem já tiver poderá usufruir de mais vantagens no ambiente virtual, incluindo mais opções para configurações básicas e interação com todos os avatares, junto ainda da personalização da sua interface.

Gather para empresas

A plataforma pode ser usada por empresas em todos os contextos do cotidiano. Seja para comunicação interna ou apenas para reuniões virtuais, o ambiente é muito interessante para que as interações entre os funcionários e colaboradores aconteçam de forma plena. De certa maneira, a ideia dos idealizadores é de também promover a integração de todos os membros de uma companhia com o metaverso, deixando que conversas sejam facilitadas em todos os sentidos.

É preciso destacar ainda que o Gather permite que outros aplicativos e plataformas sejam sincronizadas em seus recursos, como é o caso do Notion, um app dedicado a armazenamento, organização, gerenciamento e produtividade. Além dele, Combinator, Yelp, Amplitude e Chainalysis também podem ser adicionados.

(Gather/Reprodução)(Gather/Reprodução)Fonte:  Gather 

Novos usuários também têm direito a testar os recursos premium por até 30 dias gratuitamente, desfrutando de todos os modos de personalização disponíveis. Sem dúvidas, as reuniões remotas não serão mais as mesmas depois de se conhecer Gather, pois a diversão e descontração são garantidas.

Ficou curioso? Então acesse agora mesmo a plataforma no site oficial. Para quem pretende manter as reuniões no espaço convencional, vale a pena conferir o guia para dominar o Zoom.



Olhar Digital