O streaming marcou uma nova fase no consumo de conteúdo dos games. O YouTube já havia feito isso anos atrás quando possibilitou que jogadores de todo o mundo criassem vídeos com gameplays, reviews e outras brincadeiras.

Com a alta das lives na própria plataforma e com a chegada de empresas especializadas, os streamers ganharam espaço trazendo conteúdo ao vivo, com interação em tempo real e reações imediatas e sem edição.

.  Shutterstock 

Para entender o atual momento das plataformas, o Voxel criou uma lista exclusiva dos 7 jogos mais famosos do streaming, especialmente nas maiores plataformas, como Twitch e Facebook Gaming/Watch.

Com tantos jogos grandes e robustos, obviamente que uma lista de games mais famosos poderia ter Fortnite, CoD: Warzone ou FIFA, por exemplo, mas nossa tabela compõe apenas jogos de navegador, que funcionam em qualquer computador, mas fazem muito sucesso em número de espectadores. Vem com gente:

Slither.io

Slither.io, o jogo da cobrinha, tem ganhado espaço novamente e muitos streamers escolheram o game para divertir e entreter seu público nas lives. O título já teve um pico muito grande de jogadores e acabou sendo esquecido com o tempo, mas está voltando com tudo graças ao streaming e a melhoria gráfica que recebeu nos últimos tempos.

Para quem não conhece, Slither.io consiste em controlar uma “cobrinha” no melhor estilo snake, direcionando para catar bolinhas e ir crescendo de tamanho. Quanto maior, mais espaço ela ocupa e mais lenta ela é. Você pode encostar na própria cauda, mas deve evitar tocar nas outras cobras ou pode acabar virando um monte de bolinhas prontas para os demais jogadores “comerem”.

A

Agar.io

Agar.io é mais um jogo que voltou a ter potencial juntamente com seu “parente próximo” Slither.io. Assim como o game das cobras, a ideia é controlar uma bola que cresce de tamanho conforme consome bolinhas pelo mapa.

Por ser um título simples de jogar, mas muito divertido, ele chama a atenção do público por conta das possíveis “rages” do pessoal por uma falha ou outra perdendo sua bola depois de muito trabalho duro.

Gartic

.  Gartic | Reprodução 

Gartic é um dos jogos mais antigos a ficar famoso no navegador. Um jogador a cada rodada é escolhido para ver uma palavra e interpretá-la em desenho para os demais participantes da sala adivinhar. A lista de categorias para jogar é extensa e inclui desde objetos e animais até séries e filmes, como Harry Potter, por exemplo.

A alta do game trouxe com ele o “Gartic on Stream”, uma opção que possibilita o streamer jogar com seu chat e melhorar o engajamento do público nas lives. Mais um jogo que faz muito sucesso no streaming.

Gartic Phone

Com o sucesso do Gartic, a Onrizon, empresa responsável pelo jogo, produziu uma versão ainda mais caótica e engraçada. O Gartic Phone traz a ideia dos desenhos, mas modifica a brincadeira criando um telefone sem fio em forma de livros que contam uma história com textos e imagens.

No modo clássico, a primeira pessoa escreve alguma coisa, a segunda tenta desenhar, a terceira adivinha, a quarta desenha e assim por diante. No final, todos assistem à loucura que a primeira frase virou no final.

A

Gartic Phone ainda tem outros modos de jogo que deixam a brincadeira ainda mais divertida. Um game tão inovador que também rende várias risadas e é muito amado pelos streamers ao se juntar com outros amigos.

Words on Stream

Words on Stream é mais um jogo de sucesso da Onrizon. Sem instalação e 100% grátis, o WoS é um game em que o streamer mostra diversas palavras embaralhadas para os seus espectadores acertarem usando o próprio chat (ele também pode jogar!).

Os jogadores vão pontuando e o primeiro a acertar ganha estrelas pela palavra encontrada. Os níveis vão sendo desbloqueados conforme o número de acertos do grupo. Quanto mais avançado, mais difícil. Dentre as opções da nossa lista, é um dos jogos mais interativos e práticos: com poucas configurações, qualquer espectador pode jogar. Ajuda na interação e engajamento do público e é empolgante para todos que jogam.

A

Geoguessr

.  Rest of The World | Reprodução 

Geoguessr traz uma proposta muito inovadora de jogo. Perfeito para stream, mas com menos interação com o chat do que os anteriores, o game consiste em acertar o maior número de países tendo acesso a apenas uma visão incompleta de ruas e locais do Google Street View.

O jogo é bastante difícil, mas possui uma dinâmica de investigação que permite a participação dos espectadores ajudando. Depois da sua chegada, o game cresceu muito nas streams, ficando muito popular também no YouTube e outras plataformas de vídeo.

Term.ooo

.  Casemiro | Reprodução 

Um dos sucessos mais recentes das lives e de redes sociais como o Twitter, por exemplo, o game Term.ooo ganhou espaço impulsionado por lives como a do Casemiro e de outros famosos da Twitch e do Facebook.

O jogo traz uma palavra de 5 letras por dia e pode ser acertada dando palpites diferentes. A partir de uma tentativa, o game retorna com uma resposta em verde quando a letra está na posição correta e em amarelo quando existe na palavra, mas não na mesma ordem ou preto se não existir. São 6 tentativas e você pode usar as dicas para acertar. Ganhando ou perdendo, você só pode jogar novamente com uma nova palavra no dia seguinte.

O game ganhou modos diferentes como dueto e quarteto, aumentando as possibilidades e o sucesso dentro e fora do streaming.

Essa foi a lista do Voxel de jogos para navegador de maior sucesso no streaming. Diversos criadores de conteúdo tem jogado vários games dessa lista e criando entretenimento para sua audiência em qualquer plataforma.

E você, quais desses jogos já conhece e acompanha pelos streamers preferidos? Já jogou também com os amigos para se divertir em um momento de tédio? Conte para gente nos comentários.





TecMundo