No WhatsApp, o sensor de proximidade é uma ferramenta que permite escutar áudios pelo alto-falante superior, o mesmo que reproduz o som em uma chamada telefônica. Entretanto, há muita gente que se sente incomodada com este sensor infravermelho, que é nativo dos celulares mais recentes, e vem ativado por padrão no aplicativo de mensagens instantâneas.

Hoje o TecMundo te explica em detalhes como funciona o sensor, e como desativá-lo tanto nos aparelhos com Android, como nos com o sistema iOS. Confira:

O que é o sensor de proximidade do WhatsApp?

O sensor de proximidade do WhatsApp é um recurso que usa o sensor infravermelho do seu aparelho para, por exemplo, evitar toques indesejados na tela no momento em que você posiciona o ouvido para escutar um áudio.

Sensor de proximidade do iPhoneSensor de proximidade do iPhoneFonte:  Itnext.io 

A ferramenta é nativa de quase todos os aparelhos lançados nos últimos anos no mercado. Ela também é usada no momento em que se atende uma ligação no celular, tanto para desligar a tela e poupar bateria, como também para não ter riscos de apertar algum botão, ou até mesmo encerrar a chamada.

Esse sensor fica, por padrão, na parte da frente do aparelho, perto da câmera frontal e do alto-falante superior. Por conta dessa padronização, aplicativos como WhatsApp, Instagram, e Facebook, usam o infravermelho para a reprodução de áudio de uma maneira mais contida. Com isso, basta o usuário posicionar o aparelho junto ao ouvido para que o som mude do alto-falante na parte de baixo do celular, que é o mais alto, para o de cima.

Como desativar sensor de proximidade do WhatsApp no iOS?

1. Abra a opção “Ajustes” do seu dispositivo iOS;

2. Em seguida, aperte na opção “Acessibilidade”;

Dentro de "Ajustes", procure a opção "Acessibilidade"Dentro de “Ajustes”, procure a opção “Acessibilidade”Fonte:  Reprodução / TecMundo 

3. Depois, na opção “Controle Assistivo”, mude o chaveamento para “Desativado”;

É preciso deixar o chaveamento "Desativado" para desligar o sensorÉ preciso deixar o chaveamento “Desativado” para desligar o sensorFonte:  Reprodução / TecMundo 

Como desativar sensor de proximidade do WhatsApp no Android?

1. No seu Android, abra a opção “Configurações”;

2. Depois, aperte na opção “Acessibilidade”;

3. Em seguida, aperte na opção “TallBack”;

Procure a opção "TallBack"Procure a opção “TallBack”Fonte:  Reprodução / TecMundo 

4. Na próxima tela, mude o chaveamento para “Desativado”;

Desative o TallBack do seu aparelhoDesative o TallBack do seu aparelhoFonte:  Reprodução / TecMundo 

5. Pronto, agora o sensor foi desligado e a função do WhatsApp desativada.

Agora que você já sabe como desativar o sensor de proximidade do seu aparelho iOS ou Android, não precisa mais se preocupar em onde sairá o áudio quando executado no seu WhatsApp.



TecMundo