O Google está lançando um novo botão ao lado da barra de endereços do Chrome para Android que se ajusta de forma inteligente ao uso do navegador. Divulgado nesta terça-feira (3) pelo Android Police, o recurso funciona como um atalho com quatro opções de configuração: baseado na atividade, nova aba, compartilhar ou pesquisa por voz.

Quando está ativada na opção “conforme a atividade”, a funcionalidade é capaz de analisar qual dos itens você está usando mais no navegador em determinado momento, trocando o seletor de forma inteligente. Nas outras três opções, um botão fica fixado para que você consiga executar ações de maneira mais rápida.

Fonte: Google/captura de tela por Android Police/Reprodução.Fonte: Google/captura de tela por Android Police/Reprodução.Fonte:  Google/captura de telea 

O novo botão, que já estava em testes desde junho de 2021, deverá ser disponibilizado para todos os usuários na versão Chrome 101, já disponível de forma estável na Google Play. Mas, se você não quiser utilizar a seleção automática, a função poderá ser desabilitada através de um seletor manual, que aparece assim que o ícone é pressionado.

Para quem deseja experimentar o recurso, é possível ativá-lo, ajustando a flag chrome://flags/#adaptive-button-in-top-toolbar-customization.



TecMundo