O Google começa nesta terça-feira (11) a edição 2022 do Google I/O, conferência anual da empresa para funcionários, fãs e principalmente desenvolvedores que utilizam ou simplesmente são fãs dos das criações da marca.

O encontro  acontecerá durante os dias 11 e 12 de maio e terá transmissão virtual gratuita pelo site do evento — mas a conferência também será presencial pela primeira vez nos últimos três anos, com um público reduzido no Shoreline Amphitheatre, em San Francisco. A palestra de abertura é do CEO Sundar Pichai e é sempre uma oportunidade para a Google mostrar novos produtos e serviços ao público.

A seguir, confira o que esperar da atual edição.

Onde assistir ao Google I/O 2022?

O discurso de abertura do Google I/O 2022 está marcado para às 14 horas (horário de Brasília) de 11 de maio de 2022. A live vai acontecer no canal da empresa no YouTube e você já pode salvar a transmissão abaixo.

O segundo dia é dedicado para sessões técnicas, mais voltadas para desenvolvedores. Você pode conferir a programação e realizar o cadastro no site do evento.

O que esperar do Google I/O 2022?

Há poucas informações concretas sobre o que a Google vai apresentar na conferência de abertura, mas rumores e ações recentes da marca já trazem algumas pistas do que esperar no evento.

Android 13

Android 13.Android 13.Fonte:  Android 

O sistema operacional Android 13 já está em fase Beta pública e deve ser uma das estrelas da conferência. O Google deve aproveitar o espaço para divulgar novas funções da plataforma e detalhar recursos já conhecidos, como a nova área de transferência, novidades de privacidade e melhorias na interface da tela inicial.

Pixel Watch

O relógio inteligente Pixel Watché especulado há algum tempo, mas parece que ele finalmente pode ser apresentado em 2022. Imagens vazadas recentemente confirmam que o modelo tem um visual arredondado e sensores de saúde, mas não há detalhes sobre as especificações técnicas do modelo.

O corpo do Pixel Watch, ainda sem pulseira acoplada.O corpo do Pixel Watch, ainda sem pulseira acoplada.Fonte:  Android Central 

Por ser parte do própria Google, o relógio inteligente deve sair com Wear OS 3 e recursos da Fitbit, que pertence à gigante.

Pixel 6a e Pixel Fold

O Pixel 6 e Pixel 6 Pro.O Pixel 6 e Pixel 6 Pro.Fonte:  Google 

O smartphone intermediário Google Pixel 6a era esperado somente para o segundo semestre, mas a empresa pode antecipar a revelação do dispositivo para o I/O — o modelo até já recebeu certificações em alguns mercados. O celular é uma versão menos potente e mais acessível da linha Pixel 6, incluindo o processador Tensor, tela AMOLED de 6,2″, até 8 GB de RAM e suporte ao 5G.

Por outro lado, o smartphone dobrável Pixel Fold é cada vez menos uma realidade. Não há rumores sobre o dispositivo há meses e uma das últimas especulações alegava que o projeto foi cancelado.

Pixel Buds Pro

Os Pixel Buds.Os Pixel Buds.Fonte:  Google 

Os Pixel Buds Pro seriam versões mais poderosas dos Pixels Buds e concorrentes diretos do AirPods Pro, ou seja, um par de fones de ouvido de alto padrão com recursos como cancelamento de ruído e áudio espacial. O especialista em vazamentos Jon Prosser confia que o modelo está próximo de sair e terá quatro opções de cor (Real Red, Carbon, Limoncello, Fog).

Novo Nest Hub

A última geração do Nest Hub.A última geração do Nest Hub.Fonte:  Google 

Esse é o produto com menos detalhes divulgados até o momento e pode nem mesmo ser verdade. Segundo o site 9to5Google, a empresa está pronta para lançar um novo display inteligente da linha Nest Hub em 2022. A novidade do dispositivo é que a tela nele seria “removível”, ou seja, é possível utilizá-la como um tablet avulso. Não há detalhes sobre o modelo, mas a recente atenção dada pelo Android a tablets pode indicar que o modelo está mesmo a caminho.

Softwares e serviços

Por fim, a conferência deve ter também uma série de atualizações e demonstrações de programas e plataformas da Google. Espere, por exemplo, novos recursos de serviços como o Google Maps, Google Drive, Google Fotos e a popular plataforma de videoconferências Google Meet. Além disso, a empresa pode apresentar novos projetos em Realidade Aumentada e segurança para o usuário.

Um dos Chromebooks compatíveis.Um dos Chromebooks compatíveis.Fonte:  ASUS 

O Chrome OS, sistema operacional de notebooks, também pode ganhar alguns minutos sob os holofotes. E também há sempre uma surpresa que foge do radar de vazamentos, como experimentos e protótipos — como foi o caso das conversas via hologramas do Projeto Starline mostrado no Google I/O 2021.





TecMundo