O Google I/O, conferência para desenvolvedores do Google, anunciou inúmeras novidades nesta quarta-feira (11), e o fim da apresentação revelou que a empresa está trabalhando em um óculos de realidade aumentada capaz de traduzir idiomas em tempo real com a ajuda do Google Tradutor.

O protótipo parece ter suas raízes fincadas com o finado Google Glass, mas tem um design muito mais minimalista e que realmente parece um óculos normal. Embora ainda não esteja pronto para o público, o aparelho vem sendo testado com o objetivo de facilitar tradução e transcrição em tempo real.

Segundo Sundar Pichai, CEO do Google, a finalidade do óculos é ser um dispositivo em que as pessoas possam ver a transcrição de outros idiomas diretamente no seu campo de visão. Aparentemente a ideia é que o óculos de realidade aumenta seja o mais simples possível: mostrando o real significado do idioma do falante em suas lentes.

Transcrição em tempo real do inglês para o espanholTranscrição em tempo real do inglês para o espanholFonte:  Google/Divulgação 

Mais acessibilidade

A iniciativa deve ser benéfica para quase qualquer usuário que esteja fazendo uma viagem em outro país ou até mesmo pessoas com algum tipo de deficiência auditiva. Infelizmente, o Google não deu mais informações sobre o projeto.

Porém, se considerarmos que a companhia vem investindo pesado em chips com foco em IA e machine learning, como o processador Tensor que equipa a linha Pixel 6, talvez possamos esperar grandes integrações com alguns aparelhos da empresa.

Durante o Google I/O, a fabricante de Mountain View também anunciou o esperado Pixel Watch, primeiro smartwatch da companhia.



TecMundo