O jogo The Sims é um “simulador de vida” extremamente popular no mundo todo. Criado pelo desenvolvedor Will Wright e lançado pela Maxis em 2000, o game teve várias versões ao longo destas 2 décadas, além das clássicas expansões, que trazem novos desdobramentos para a vida dos “humanos” comandados pelos jogadores.

Mas quem gosta mesmo da franquia não precisa esperar para jogar apenas no computador ou no console favorito. Dá também para jogar The Sims Mobile no seu smartphone — e o melhor de tudo: gratuitamente, “sem colocar a mão no bolso”.

Neste texto, explicamos como fazer isso nos celulares com sistema iOS ou Android, mas antes, vamos lembrar um pouco da história desse jogo incrível.

The Sims: da construção de casas para a simulação da vida real

(Fonte: EA)(Fonte: EA)Fonte:  EA 

Primeiro de tudo, vale lembrar que a franquia Sims não se inicia com o viciante Jogo da vida, em que precisamos simplesmente garantir que uma família continue viva e funcional, ou seja, ganhando dinheiro e assegurando que todos os moradores tenham o que comer e como se distrair.

O game começou com o clássico SimCitycuja primeira versão foi lançada em 1989. Como o próprio nome sugere, o jogo envolvia a construção de uma cidade e a criação de uma administração para que ela continuasse existindo. Assim, o jogador precisava controlar os sistemas elétricos e hidráulicos, os impostos, além de gerenciar as zonas urbana e rural. Eventualmente, era preciso impedir que a cidade fosse destruída por desastres naturais.

O sucesso de SimCity foi absoluto. Onze anos depois, no dia 4 de fevereiro de 2000, a Maxis (hoje parte da Electronic Arts) lançou The Sims, que usava as mesmas tecnologias 2D e 3D para criar um jogo com objetivo de administrar a vida de pessoas. Em pouquíssimo tempo, tornou-se muito popular: em 2002, atingiu a marca de jogo de computador mais vendido de todos os tempos.

(Fonte: EA)(Fonte: EA)Fonte:  EA 

Depois de 7 expansões, a Maxis lançou, em 2004, The Sims 2, com tecnologia totalmente em 3D. Os humanos do jogo (chamado simplesmente de Sims) agora tinham possibilidade de escolher uma aspiração e aprimorar suas habilidades dentro dela, cumprindo novos objetivos.

Em 2009, o jogo The Sims 3 foi lançado, conferindo mais liberdade dentro do game de simulação: era possível criar Sims personalizados e interagir muito mais com a vizinhança. Além das expansões, o jogo passou a contar com pacotes de objetos que ampliaram as possibilidades de compra de roupas, mobiliário e outros itens.

Por fim, a Maxis soltou The Sims 4 em 2014, tornando-se a 4ª geração do jogo mais popular do mundo baseado em simulação da vida. A nova versão melhorou a qualidade dos gráficos, apresentou mais possibilidades de customização dos Sims e de suas casas, com novos modos de construção e expansões que possibilitaram aos Sims seguirem profissões e saírem para trabalhar.

Conheça o The Sims Mobile

(Fonte: EA)(Fonte: EA)Fonte:  EA 

Em 2017, a Maxis lançou The Sims Mobilea versão para smartphone desse jogo fantástico. Ele é baseado em The Sims 4 e tem o propósito de ser o mais próximo possível do game original para PC e consoles.

The Sims Mobile é uma versão mais reduzida do jogo original, mas não deixa a desejar. Ele proporciona muita diversão para quem sabe explorar os recursos oferecidos. Dá para tentar a vida em carreiras diferentes, mobiliar a casa, conhecer os vizinhos, namorar, casar e ter filhos, ou seja, tudo que você consegue fazer na versão normal.

O jogo ainda oferece versão multiplayer, isso significa que você consegue interagir com Sims comandados por outras pessoas. A interação é real!

Como jogar The Sims Mobile em celular Android ou iOS?

(Fonte: EA)(Fonte: EA)Fonte:  EA 

Para baixar The Sims Mobile no seu celular e começar a jogar agora, siga os passos abaixo.

  • Entre na loja do seu smartphone ou tablet (App Store no iPhone e iPad e Google Play no Android) e procure The Sims.
  • Aperte o botão de “Instalar” e aguarde o download do aplicativo.
  • Execute o aplicativo e, na barra lateral, clique em login.
  • Estando logado, você já começa a conseguir ver as casas e os Sims da vizinhança. Clique neles para ver com mais detalhes.
  • Vai aparecer também a opção de criar o próprio Sim. Personalize-o se desejar: troque tom de pele, cabelo, roupas e acessórios.
  • Entre no jogo e agora é só diversão! Os desafios não param de chegar para que o game continue sempre interessante.

Dicas valiosas em The Sims Mobile

(Fonte: EA)(Fonte: EA)Fonte:  EA 

Quer arrasar no The Sims Mobile? Pois fique atento às dicas a seguir e torne a vida dos seus Sims ainda mais divertida!

  • Cumpra sempre as missões diárias que aparecem para o seu Sim. Isso garante que você evolua no jogo e ganhe mais Simoleons (o dinheiro dos Sims).
  • Crie pelo menos dois Sims para você comandar na sua casa. The Sims é um jogo que se baseia basicamente na criação e na manutenção da sociabilidade. Se você tiver pelo menos dois personagens, pode manter as interações entre ambos e continuar avançando no jogo, sem depender tanto da interação com os vizinhos.
  • Os Eventos também são parte importante do The Sims Mobile. Por isso, também busque completar aqueles que aparecerem para você (eles acontecem dentro das áreas de Carreira, Relacionamentos e Hobbies).

(Fonte: EA)(Fonte: EA)Fonte:  EA 

  • Escolha bem as características da personalidade dos seus Sims. Dependendo do que você escolher, seu Sim vai evoluir melhor em uma área. Por exemplo: se escolher “Ambicioso”, ele evoluirá melhor nos Eventos de Carreira; se escolher “Bondoso”, ele ganhará mais XP quando cultivar a sociabilidade; e assim por diante.
  • Muitos jogos garantem sua renda apresentando vídeos publicitários aos seus jogadores. É meio chato? É. Mas lembre-se de que há vantagens em deixar esses vídeos rodarem. Você pode ganhar novos itens, dinheiro, desbloquear novos conjuntos de objetos, entre outras vantagens.
  • Se você avançar muito no jogo, vai aparecer uma hora a opção de aposentar o seu Sim. Talvez pareça um pouco chato deixar de trabalhar, mas pode valer a pena: com a aposentadoria, você consegue desbloquear heranças, novos hobbies e alguns itens.



Olhar Digital