Nesta quarta-feira (1°) a nova Carteira Nacional de Habilitação (CNH) começará a ser emitida. O novo formato está “mais moderno”, possibilitando o uso de nome social e da filiação afetiva do condutor. Segundo a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), as novidades visam cumprir determinações legais.

O documento também poderá ser utilizado em terminais de autoatendimento nos aeroportos brasileiros, visto que será incorporado o código internacional utilizado nos passaportes. As informações impressas estarão em português, inglês e francês, facilitando o uso da CNH em outros países.

Segundo a resolução publicada, através da nova versão da carteira será possível identificar as categorias de veículo que o condutor está apto, além de informações sobre atividades remuneradas como motorista e possíveis restrições médicas.

Nova CNHFonte:  Getty Images 

Além das novas informações, o documento também sofreu alterações estéticas com a adição do amarelo e outros elementos para dificultar fraudes e a sua falsificação. A nova CNH traz também um QR Code que pode ser utilizado para emitir a versão digital.

A substituição do documento não é obrigatória e será implementada gradualmente para as novas habilitações e, eventualmente, renovações e segundas vias.



TecMundo