Lançado na segunda quinzena de maio apenas para o canal Dev, o suporte ao Android 12.1 no Windows 11 agora está disponível para todos os membros do programa Insider, independente do canal no qual o testador está inscrito. A novidade foi anunciada pela Microsoft nesta quinta-feira (2).

Também conhecida como Android 12L, esta versão do sistema móvel tem como foco os dispositivos de tela grande, como tablets, celulares com tela dobrável e os Chromebooks, trazendo uma experiência otimizada para tais aparelhos. Ela chega aos PCs por meio da atualização do Windows Subsystem for Android (WSA).

Com a nova compilação distribuída, o WSA é levado para a versão 2204.40000.19.0, que inclui recursos como o suporte às redes avançadas. Dessa forma, os apps Android no Windows 11 agora podem se conectar a outros dispositivos plugados na mesma rede, como alto-falantes e câmeras de segurança.

O app de Configurações do WSA ganhou uma nova versão.O app de Configurações do WSA ganhou uma nova versão.Fonte:  Microsoft/Divulgação 

Falando em câmeras, os apps que se conectam a elas passam a seguir a orientação física do equipamento, corrigindo problemas na visualização das imagens. O suporte melhorado para mouse e teclado e a integração com as notificações do computador também estão entre as atualizações.

Mais mudanças

A nova versão do WSA também trouxe um app de configurações completamente remodelado, com a navegação agrupada para encontrar mais facilmente o que você procura. Melhorias no detalhamento de quais apps estão usando o microfone e monitorando a sua localização são outros destaques.

É importante ressaltar que o update desativa a coleta de dados de diagnóstico, passando a ser este o novo padrão. Se o usuário quiser fornecer suas informações, colaborando para o desenvolvimento do sistema, deverá habilitar o compartilhamento manualmente.

A atualização do Windows Subsystem for Android pode ser feita por meio da Microsoft Store, onde a nova compilação está disponível para download dentro do Windows Insider.



Olhar Digital