Como você faz o seu controle financeiro? Hoje em dia, é muito mais fácil integrar todos os seus gastos, despesas e ganhos por meio de softwares, aplicativos e principalmente em planilhas. O Excel facilitou muito a criação desses materiais, permitindo uma infinidade de possibilidades de personalização e inserção de dados.

Porém, pode dar muito trabalho ficar dividindo célula por célula, integrando colunas, criando filtros entre outros recursos. Mas o que pouca gente sabe é que é possível encontrar modelos prontos, diretamente da fonte: a Microsoft.

Com um catálogo extenso a Microsoft, dispõem de diversas de opções,  que podem ser baixadas gratuitamente para preenchimento. Como nosso objetivo é te ajudar, separamos 8 melhores modelos de planilha de controle financeiro para você começar hoje mesmo, a ter um rotina financeira mais organizada. Acompanhe com a gente:

Calendário

.
 Microsoft | Reprodução 

Certo, mas como um calendário pode ser útil no controle financeiro? A visualização mês a mês dos seus gastos e ganhos pode te dar uma ideia mais abrangente de como controlar seu orçamento mês a mês. Gastar sem registrar uma data pode prejudicar seu planejamento. Um calendário simples pode ser um ótimo complemento a para o seu controle de gastos.

Acesse o modelo de calendário aqui.

Controle Financeiro Pessoal

.
 Microsoft | Reprodução 

Agora sim podemos ir para uma planilha simples, mas muito útil: a de controle financeiro pessoal. Com seções separadas para cada espécie de gasto, esse modelo pode te ajudar a entender onde você suas despesas mensais, permitindo que você trace melhor seus objetivos para o futuro.

Acesse o modelo de controle financeiro pessoal aqui.

Controle Financeiro Familiar

.
 Microsoft | Reprodução 

Saindo do âmbito pessoal, sabemos que muitas famílias compartilham sua renda para alguns sonhos e metas sejam conquistados mais rápido. Para definir melhor o papel de cada um dentro dos gastos e dos ganhos da família, uma planilha designada para o grupo todo atua como um facilitador muito maior do que uma planilha pessoal para cada um.

Acesse o modelo de controle financeiro familiar aqui.

Controle Financeiro Empresarial

.
Microsoft | Reprodução 

Uma empresa que não se organiza financeiramente está fadada ao fracasso. Começar por uma simples planilha de controle financeiro empresarial pode ser um ótimo começo, especialmente para pequenas e médias empresas. Esta planilha de balanço simples é mais intuitiva e permite sair do básico para começar a aplicar uma organização cada vez maior;

Acesse o modelo de controle financeiro empresarial aqui.

Gastos no Cartão de Crédito

. 
Microsoft | Reprodução 

Para quem não não tem muito controle sobre o próprio dinheiro, o cartão de crédito pode ser um grande vilão, trazendo dívidas mês a mês. Gastar sem ter efetivamente o dinheiro pode ser uma grande armadilha, mas uma planilha focada somente neste, que pode ser seu maior gasto durante o mês, pode quebrar seu galho. A planilha é separada por data, descrição, valor, local da compra e outras colunas que você pode editar facilmente.

Acesse o modelo de gastos no cartão de crédito aqui.

Consumo de Combustível

.
 Microsoft | Reprodução 

Quem usa muito o carro para se deslocar no dia a dia vai achar esse modelo de planilha interessantíssimo. Basta sempre anotar os valores que você abastece e a quantidade de litros que você pode ter o cálculo da média de consumo e outros dados como o custo por Km, por exemplo.

Acesse o modelo de consumo de combustível aqui.

Lista de Compras

.  
Microsoft | Reprodução 

Como as compras de supermercados fazem parte do orçamento mensal de todos nós, uma planilha com a lista de compras pode facilitar bastante na hora de calcular o orçamento designado e as necessidades de casa. O melhor é que este modelo em especial faz um cálculo geral dividindo o produto por categoria, ajudando você a entender onde gasta mais.

Acesse o modelo de lista de compras aqui.

Controle de investimentos

.
 Microsoft | Reprodução 

Para os investidores, também encontramos um modelo especial, principalmente para quem mantém um portfólio bastante variado de ações em diferentes carteiras. O modelo é bastante completo e tem até mesmo alguns direcionamentos de uso, que facilitam a construção e personalização da sua própria planilha.

Acesse o modelo de controle de investimentos aqui.

Então, o que achou da nossa lista? Selecionamos apenas alguns modelos mais usados e úteis, mas você pode explorar a biblioteca do Microsoft Office ou buscar também dentro do acervo do Google Sheets, que também mantém alguns modelos para quem prefere utilizar a versão da outra empresa e encontrar o modelo de planilha de gastos que melhor. se encaixa nas suas necessidades. Aproveite!



TecMundo