Monitorar o consumo de internet do seu PC pode ser uma forma interessante de gerenciar o seu pacote de internet para não ter gastos desnecessários. Ainda que a fibra óptica tenha retirado o limite de uso na maioria dos planos encontrados na atualidade, alguns usuários ainda precisam se enquadrar em planos de internet móvel para utilizar seus dispositivos.

Além disso, o monitoramento pode garantir que nenhum programa está apresentando comportamentos estranhos. Em alguns casos, malwares podem se esconder em softwares que parecem inofensivos e enviar dados para a web sem consentimento do usuário.

Dessa forma, O TecMundo trouxe um tutorial completo de como monitorar os programas que estão consumindo internet no Windows.  Confira abaixo!

Como monitorar o uso de internet no Windows?

1 – Abra o “Gerenciador de Tarefas” em seu computador pressionando CTRL+SHIFT+ESC ao mesmo tempo. Caso prefira, selecione a tecla Windows para abrir o iniciar e busque pela ferramenta no campo de pesquisa. Em seguida, clique sobre o gerenciador para abri-lo;

(TecMundo/Reprodução)(TecMundo/Reprodução)Fonte:  TecMundo 

2 – Classifique a lista de aplicativos por “Rede” para visualizar os programas que estão consumindo internet. Para isso, basta clicar em “Rede”, no lado direito da tela;

(TecMundo/Reprodução)(TecMundo/Reprodução)Fonte:  TecMundo 

3 – Visualize os dados apresentados;

4 – Caso deseje interromper o uso de um aplicativo, clique sobre ele e depois selecione “Finalizar tarefa”. É importante lembrar que o procedimento irá fechar o programa e, por isso, não deve ser feito quando você estiver utilizando-o.

Como ver o histórico de consumo de internet no Windows?

Além do método de monitoramento descrito acima, outra ferramenta que está disponível no Windows é a consulta ao histórico de consumo de internet de seus aplicativos. Atualmente, é possível acessar os dados dos últimos 30 dias.

1 – Pressione a tecla Windows do seu computador e depois selecione “Configurações”;

(TecMundo/Reprodução)(TecMundo/Reprodução)Fonte:  TecMundo 

2 – Clique em “Rede e Internet”;

3 – Selecione “Uso de Dados” no canto direito da tela;

(TecMundo/Reprodução)(TecMundo/Reprodução)Fonte:  TecMundo 

4 – Visualize o consumo de internet dos aplicativos;

5 – Caso deseje, é possível ainda definir um limite de gasto de internet mensal para seu computador, bastando clicar em “Inserir limite” para defini-lo.

Gostou da matéria? Então fique ligado no TecMundo para não perder nenhuma novidade!



Olhar Digital