• A Rádio
  • Anuncie Conosco
  • Contato
  • Home
  • Home
  • Política de Privacidade
Mega FM
No Result
View All Result
No Result
View All Result
Mega FM
No Result
View All Result

Ministro do STF quer responsabilizar empresas por falas na internet

mega3r by mega3r
23 de fevereiro de 2021
in Destaques
0
Explosão faz casa desabar e quatro pessoas morrem em Natal


O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), diz acreditar que grandes grupos de internet devem ser responsabilizados por abrigarem usuários que propagam discursos de ódio. Ele participou, nesta segunda-feira (22), de um debate por videoconferência promovido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e a Embaixada da Alemanha, sobre a influência digital nas eleições de 2022.

Moraes fez a palestra de abertura do evento e alertou para as ameaças presentes nas redes sociais da internet, chamada por ele como “terra de ninguém”, onde proliferam discursos de ódio, promovidos por indivíduos que participam de esquemas organizados de produção e disseminação, envolvendo grupos políticos e também empresários financiadores. “Nós vamos permitir que as redes sociais, a internet, continuem sendo terra de ninguém? Porque é isso que está ocorrendo. Por que chegamos a este ponto? “

O ministro chamou a atenção para a impunidade que existe atualmente nas redes, através da confusão de conceitos de mercado livre de ideias e liberdade de expressão com uma arena impune para agressões e discursos de ódio.

“Uma verdadeira guerrilha contra a democracia e o estado de direito. Quando há uma postagem de ódio, quando há uma postagem contra a democracia, se alguém aparece para comentar e criticar, imediatamente é atacado virtualmente por dias e essa pessoa acaba sumindo da internet. São condutas agressivas e criminosas”, destacou.

Segundo Moraes, uma das soluções é a classificação dos grandes grupos de internet – incluindo Google e Facebook – como empresas de mídia, as equiparando, desta forma, aos grupos tradicionais de informação, como jornais, rádios e televisões. “Por que os jornais, as televisões e as rádios têm responsabilidade? Até esta verdadeira revolução digital, o ordenamento jurídico conseguiu equilibrar o binômio em relação à liberdade de expressão: liberdade com responsabilidade. Mas não vem conseguindo equacionar isso em relação às redes digitais. Porque falta uma definição sobre suas responsabilidades. As plataformas digitais são classificadas legalmente como empresas de tecnologia e lavam as mãos sobre a terra de ninguém que elas proporcionam. Sendo que hoje essas pseudoempresas de tecnologia são as mais poderosas e fortes empresas de mídia do mercado mundial, as que mais ganham com publicidade”, pontuou.

Para ele, com objetivo de reequilibrar o binômio liberdade com responsabilidade, bastaria estipular que as empresas, como Google e as demais, não são de tecnologia, devendo ser responsabilizadas como empresas de mídia.  “Após a postagem, o ferimento à democracia, à honra, após os discursos de ódio, a responsabilidade civil e penal deve ser dura, rápida e concreta”, disse.



Fonte

Previous Post

Mesmo rebaixado, Botafogo vence São Paulo por 1 a 0

Next Post

Governo libera R$ 450 milhões para lidar com estragos da chuva

Next Post
Bombeiros acham corpo de garoto soterrado em Santa Maria de Itabira

Governo libera R$ 450 milhões para lidar com estragos da chuva

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

No Result
View All Result

Posts recentes

  • INSS divulga calendário de retomada da prova de vida
  • Após suspensão, voo comercial traz brasileiros que vivem em Portugal
  • PF apreende 154 kg de crack em caminhão que teria saído de Ponta Porã
  • Exposição Luz no Brasil marca reabertura do Paço Imperial, no Rio
  • Magnus e Minas Tênis Clube se enfrentam pela Supercopa

Comentários

    Arquivos

    • fevereiro 2021

    Categorias

    • Destaques

    Meta

    • Acessar
    • Feed de posts
    • Feed de comentários
    • WordPress.org
    • A Rádio
    • Anuncie Conosco
    • Contato
    • Home
    • Home
    • Política de Privacidade

    © 2021 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

    No Result
    View All Result
    • A Rádio
    • Anuncie Conosco
    • Contato
    • Home
    • Home
    • Política de Privacidade

    © 2021 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.