Músicas para descobrir em casa – ‘Picola Marina’ (Roberto de Carvalho e Antonio Bivar, 1987) com Rita Lee | Blog do Mauro Ferreira

Músicas para descobrir em casa – ‘Picola Marina’ (Roberto de Carvalho e Antonio Bivar, 1987) com Rita Lee | Blog do Mauro Ferreira


MÚSICAS PARA DESCOBRIR EM CASA – Picola Marina (Roberto de Carvalho e Antonio Bivar, 1987) com Rita Lee

♪ Diretor do primeiro show de Rita Lee após a conturbada saída da cantora do grupo Mutantes, Tutti Frutti, apresentado em setembro de 1973 em teatro da cidade de São Paulo (SP), o multimídia Antonio Bivar (25 de abril de 1939 – 5 de julho de 2020) cruzou novamente o caminho profissional da artista em 1987 na função de compositor.

Fiel amigo de Rita desde aquele ano de 1973, Bivar foi o parceiro letrista de Roberto de Carvalho na criação de Picola Marina, uma das músicas do álbum Flerte fatal, disco que marcou a estreia do casal Rita & Roberto na gravadora EMI após a fase áurea vivida na gravadora Som Livre.

Álbum que gerou mais dois hits para o casal, Pega rapaz e Bwana, Flerte fatal representou bem-sucedida volta à pegada pop da dupla após o sombrio álbum Rita & Roberto (1985).

Composição feita para a peça de teatro Alice que delícia (1987), escrita por Bivar e estrelada pela atriz Maria Della Costa (1926 – 2015), Picola Marina é música com ar vintage que permitiu a Rita exercitar a habitual leveza no canto desse tema espirituoso.

A música foi apresentada em gravação produzida e arranjada por Roberto de Carvalho (teclados) com os toques dos músicos Lee Marcucci (baixo), Papete (percussão e wash board), Athos Costa (bateria), Dino Vicente (programação e teclados) e Moogie Canazio (assovio).

O título se refere ao bairro Piccola Marina, situado em Capri, na Itália. Só que, na grafia da música na contracapa e no encarte do LP, Picola Marina apareceu somente com um c no título.

Picola Marina foi regravada somente por Patricia Marx, em registro feito cinco anos depois para o quarto álbum solo da artista, Neoclássico (1992), com reverência ao clima gracioso da abordagem de Rita. Tudo a ver, já que, embora criada originalmente para o teatro, a música pareceu ter vindo ao mundo para animar o espírito eternamente jovial de Rita Lee.

♪ Ficha técnica da Música para descobrir em casa 21 :

Compositores: Roberto de Carvalho e Antonio Bivar

Intérprete original: Rita Lee

Álbum da gravação original: Flerte fatal

Ano da gravação original: 1987

Regravações que merecem menções: a de Patricia Marx no álbum Neoclássico (1992).

♪ Eis a letra de Picola Marina :

“Foi num bar lá em Picola Marina

Era uma tarde deveras divina,

E o rapaz me ofereceu uma flor

Foi num bar lá em Picola Marina

Eu moça simples, nem chique nem fina

Mas o rapaz me fez sentir um calor!

Eu estava tão tristinha,

Pobrezinha, tão tão só



Todos os direitos reservados a fonte

Deixe uma resposta

Fechar Menu