• A Rádio
  • Anuncie Conosco
  • Contato
  • Home
  • Home
  • Política de Privacidade
Mega FM
No Result
View All Result
No Result
View All Result
Mega FM
No Result
View All Result

Rio divulga condições para volta das aulas presenciais na rede pública

mega3r by mega3r
13 de fevereiro de 2021
in Destaques
0
Rio divulga condições para volta das aulas presenciais na rede pública


Distanciamento de 1,5 metro entre as carteiras; janelas ou portas que possam ser mantidas abertas; bebedouros adaptados com torneira para enchimento de copos e garrafas; disponibilização de álcool 70º em gel e de máscaras para eventual reposição. Estas são algumas das condições que as escolas públicas do município do Rio de Janeiro terão que cumprir para retomar as aulas presenciais a partir deste mês.

As especificações estão em resolução publicada hoje (12) pela Secretaria Municipal de Educação no Diário Oficial. O dispositivo define as medidas que regulamentam a retomada das aulas presenciais nas unidades escolares da rede pública municipal de ensino. Para abrirem as portas para funcionários e estudantes, as escolas têm que se adequar às condições do Protocolo Sanitário de Prevenção à Covid-19 do Sistema Municipal de Ensino.

O cronograma de retorno, conforme calendário anunciado pela prefeitura do Rio, começa com a pré-escola, 1º e 2º anos do ensino fundamental, a partir do dia 24 de fevereiro. No dia 17 de março, será a vez das turmas do 3º ao 5º anos do ensino fundamental, além do 6º ano Carioca, 9º ano, e Carioca II. Na última fase, a partir de 31 de março, retomam as atividades de forma presencial a creche, as turmas do 6º ao 8º ano, Educação de Jovens e Adultos e Classe Especial.

No entanto, essa previsão poderá ser alterada de acordo com os índices de contaminação e com o progresso da imunização contra a covid-19.

Além de cumprir uma série de requisitos, as escolas deverão respeitar os limites de capacidade de atendimento estipulados pela Secretaria Municipal de Saúde para seu funcionamento. As regras variam conforme a incidência da pandemia do novo coronavírus em cada região. Caso o risco de contágio local seja muito alto, poderão retornar à escola apenas 30% dos estudantes. O percentual vai aumentando conforme o risco cai. Caso o risco seja médio, pode-se usar até 75% da capacidade total da escola.

No retorno das aulas e demais atividades pedagógicas presenciais, as escolas são encorajadas a realizar atividades ao ar livre.

Retorno optativo

A volta às atividades presenciais não é obrigatória para os estudantes, que poderão continuar no ensino remoto. Os professores que tiverem comorbidades não atuarão nas escolas e deverão se dedicar apenas a atividades a distância.

A cada bimestre, as famílias serão consultadas pelas escolas e poderão optar pelo ensino presencial ou remoto. A opção será mantida por todo o bimestre. Caso a demanda por aulas presenciais fique acima da capacidade permitida nas salas, os estudantes serão divididos em grupos que se revezarão semanalmente.

Quando houver casos confirmados, suspeitos ou contato com casos confirmados ou suspeitos da covid-19, os estudantes serão afastados e passarão a ser atendidos remotamente. Caso as aulas presenciais precisem ser suspensas para frear o avanço do novo coronavírus, a escola retornará ao ensino remoto até que seja permitido o ensino presencial novamente.

Todos os estudantes, independentemente de retorno às aulas presenciais, deverão participar do ensino remoto por meio do Rioeduca em Casa, Rioeduca na TV, Material Rioeduca e demais recursos. Tanto as aulas presenciais quanto as remotas serão contadas para cumprir carga horária prevista para o ano letivo.



Fonte

Previous Post

Campeão da Sul-Americana, Hernán Crespo é o novo técnico do São P

Next Post

Brasileira vibra após melhor resultado do país no Mundial de skeleton

Next Post
Brasileira vibra após melhor resultado do país no Mundial de skeleton

Brasileira vibra após melhor resultado do país no Mundial de skeleton

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

No Result
View All Result

Posts recentes

  • INSS divulga calendário de retomada da prova de vida
  • Após suspensão, voo comercial traz brasileiros que vivem em Portugal
  • PF apreende 154 kg de crack em caminhão que teria saído de Ponta Porã
  • Exposição Luz no Brasil marca reabertura do Paço Imperial, no Rio
  • Magnus e Minas Tênis Clube se enfrentam pela Supercopa

Comentários

    Arquivos

    • fevereiro 2021

    Categorias

    • Destaques

    Meta

    • Acessar
    • Feed de posts
    • Feed de comentários
    • WordPress.org
    • A Rádio
    • Anuncie Conosco
    • Contato
    • Home
    • Home
    • Política de Privacidade

    © 2021 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

    No Result
    View All Result
    • A Rádio
    • Anuncie Conosco
    • Contato
    • Home
    • Home
    • Política de Privacidade

    © 2021 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.